Outras Dicas

 

10 dicas para candidatos inexperientes e nervosos


De acordo com a professora e autora de diversos livros de psicologia, Gina Barreca, os candidatos inexperientes nem sempre são jovens. Eles podem ser profissionais com mais idade que tentam mudar de área ou donas de casa que procuram independência financeira. Todos eles têm algo em comum na hora da entrevista de emprego: o nervosismo. Não é que os experientes não tenham, mas de uma maneira diferente. Pelo menos eles já conhecem a área para a qual vão trabalhar e têm uma certa noção do que será exigido nas avaliações.   
Confira as 10 dicas para candidatos inexperientes e nervosos: 

1. Impressão inicial
A primeira impressão é crucial. Portanto, você precisa pensar com calma como passar o melhor de você no primeiro momento, que é essencial. Isso, porém, não significa criar uma pessoa falsa e exagerada, mas mostrar o seu lado bom com precisão.

2. Roupas
Não use roupas muito chiques e não chame atenção com o seu vestuário. Lembre-se de que os recrutadores têm que reparar em si e não no que está a vestir.Seja clássico.

3. Atenção
Preste muita atenção a tudo à sua volta. Não "viaje" enquanto os outros estiverem a falar e não gaste muito tempo a pensar no que vai falar na próxima oportunidade porque assim pode perder alguma informação ou pergunta durante a entrevista. Mantenha o contacto visual, sorria - sem exagerar, para que as pessoas na sala vejam que está a aproveitar o momento. É importante colocálos à vontade quando estão perto de si.

4. Responsabilidades
Garanta que os entrevistadores possam contar consigo. Eles querem assegurar que trabalhará sem medo de pedir permissão para fazer qualquer coisa, eles querem poder confiar em si. Portanto, pareça seguro. Se não estiver, finja.

5. Sinais corporais
Pareça à vontade, confiante e tranquilo, ainda que esteja nervoso. Não chore, controle os seus tiques (ex: mexer no cabelo, lábios, língua, dedos, unhas).

6. Não passe nervosismo
Mantenha as suas mãos por ex. numa pasta/caderno ou nos braços da cadeira, não mostre nervosismo de maneira alguma. As distrações são memoráveis. O entrevistador não pode lembrar-se de si como aquele que não parava quieto ou que estava a roer as unhas.

7. Não sei, mas quero aprender
Se não sabe algo, diga ao entrevistador, mas informe também que está disposto a aprender. Dizer "não, nunca trabalhei com isso" não vai ajudar em nada. Portanto, mostre que tem vontade para fazer com que tudo dê certo caso seja contratado.

8. Consolo
Lembre-se de que existem outros empregos.

9. Detalhes finais
Não se atrase, traga um jornal para ler enquanto espera (por ex.), aperte as mãos com confiança, ria quando algo for engraçado ou quando tiver feito algo de errado, mande um e-mail a agradecer os recrutadores, mostre-se entusiasmado e não ligue para a empresa para saber como é que correu.

10. Bom-senso
Siga o que achar apropriado desta lista e incorpore às suas entrevistas. Elas nem sempre são iguais. Escreva o que é mais importnate para si numa lista de prioridades e garanta o seu emprego de sonho!

10 Dicas para aumentar o seu QI nas entrevistas 

 

De acordo com Carole Martin, colaboradora do Monster, mesmo os candidatos mais inteligentes e qualificados precisam de preparar-se para as entrevistas de emprego. Mas porquê? Entrevistar é uma habilidade adquirida, e não há uma segunda oportunidade para causar uma boa impressão. Então, leia as 10 estratégias abaixo para aumentar o seu QI nas entrevistas.

1. Utilize uma Excelente Comunicação Não-Verbal
Trata-se de mostrar a sua confiança: manter uma postura ereta, olhar nos olhos e de apresentar-se com um bom aperto de mão. A primeira impressão pode ser um ótimo começo ou um final instantâneo para a sua entrevista.

2. Vista-se Conforme o Emprego ou a Empresa
Hoje em dia, roupas casuais nos escritórios não são desculpa para que  possa  vestir-se assim nas entrevistas. É indispensável apresentar uma imagem profissional e organizada. A cultura da empresa e a sua posição vai decidir se vai usar fato ou camisa. Se possível, pergunte a alguém na empresa de que maneira eles vestem-se.

3. Escute
Do início da entrevista, o entrevistador vai comunicar de maneira direta ou indireta. Se não prestar atenção, estará a perder uma ótima oportunidade. Uma boa comunicação inclui escutar e também fazer com que a outra pessoa saiba que captou a informação. Observe o entrevistador e adapte-se à sua maneira e ritmo.

4. Não Fale Muito
Contar ao entrevistador mais que o necessário pode ser um erro fatal. O candidato que não se prepara para a entrevista, pode divagar na resposta, tirando as suas oportunidades de conseguir o emprego. Prepare-se para a entrevista consultando o anúncio do emprego, ponderando as suas qualificações com os requisitos do cargo e concentre-se apenas no seu lado profissional.

5. Evite Intimidades
A entrevista é uma reunião profissional para falar de negócios. Não está lá para fazer amizades. É o entrevistador que determina o nível de intimidade. É importante mostrar energia e entusiasmo durante a entrevista e fazer perguntas, mas não ultrapasse os seus limites como candidato.

6. Utilize uma Linguagem Apropriada
Deve usar uma linguagem profissional durante a entrevista. Evite utilizar gírias ou referências em relação a cor, religião, política ou orientação sexual. Esses temas podem tirar a sua oportunidade de emprego.

7. Não Seja Arrogante
A atitude é fundamental para o sucesso nas entrevistas. No entanto, existe um limite entre confiança, profissionalismo e modéstia. Embora demonstre as suas qualificações, o excesso de confiança é tão mau ou pior do que ser reservado demais.

8. Tome Cuidado ao Responder Perguntas
Quando um entrevistador pede um exemplo de uma realização profissional, ele quer saber mais sobre o seu comportamento. Se o candidato não oferecer um exemplo específico, além de não responder à pergunta, também perde a oportunidade de falar sobre as suas qualificações.

9. Pergunte
Quando perguntam se você tem alguma pergunta, a maioria dos candidatos respondem “Não”. Essa é uma resposta errada. É indispensável fazer perguntas para demostrar o seu interesse sobre a empresa. Fazer perguntas também é a oportunidade de saber se a empresa é adequada para você. As melhores perguntas são as que vêm de temas discutidos e da curiosidade sobre informações adicionais.

10. Não Fique Desesperado
Quando o candidato utiliza o estilo “por favor, contrate-me, por favor,” ele dá a impressão de estar desesperado e menos confiante. Mantenha-se tranquilo, calmo e confiante. Você é capaz de fazer o trabalho; assegure que o entrevistador também tenha essa impressão.

Encontrei na rubrica "Dear Job" do programa "Mais Mulher" da Sic Mulher dicas que, na minha perspectiva, são muito úteis e fazem olhar para o mercado de trabalho de uma forma diferente.
ver histórico: http://maismulher.sic.sapo.pt/user/dearjob

Sem comentários:

Enviar um comentário